segunda-feira, 18 de junho de 2012

Aula 1: A Estrutura do DNA


Aula 1: A Estrutura do DNA

PLANEJAMENTO

Tema: A Estrutura do DNA.

Objetivo: Compreender exatamente como é composta a estrutura do DNA, sua forma e seus componentes moleculares.   

Com esta aula, o aluno poderá compreender como é formada a estrutura do DNA e de que maneira a molécula se relaciona com as propriedades e necessidades do material genético.

Duração da atividade: Duas aulas de quarenta minutos cada. Sendo uma para apresentação do conteúdo e outra para atividade avaliativa.

Conhecimento prévio trabalhado pelo professor: O que são genes? Onde encontramos o DNA?

Estratégia: Apresentar o conteúdo, utilizando ferramentas didáticas que acrescentem dinamismo à aula e facilitem a assimilação do conteúdo por parte dos alunos.

Recursos da aula:
                            - Vídeos;
                            - Imagens;
                            - Exercícios.



EXECUÇÃO


Momento 1:
                     Os alunos assistirão a um vídeo sobre estrutura do DNA.




                    




Momento 2:
                     Discussão sobre conhecimentos prévios: DNA, gene, cromossomo e etc. 
                      Os alunos devem relatar em 20 linhas suas considerações referentes ao vídeo.




Momento 3:
                     Apresentação do conteúdo:





Estrutura do DNA
O DNA é formado de ácido desoxirubonucléico. As fitas de DNA são longos polímeros formados por milhões de nucleotídeos ligados uns aos outros. Individualmente, nucleotídeos são bastante simples, consistindo de três partes distintas
1.     Uma das quatro bases nitrogenadas
2.     Desoxirribose (um açucar de 5 carbonos)
3.     Um grupo fosfato
 







Animação Estrutura do DNA





TESTANDO SEUS CONHECIEMNTOS:

  1-) O DNA é uma cadeia muito longa formado por unidades repetidas e unidas, essas  unidades se unem e formam uma cadeia. Cite o nome dessa unidade essencial para  formação do DNA e sua estrutura.

  2-) A estrutura primária do DNA consiste em um filamento de polinucleotídeos ou seja  uma cadeia onde estão ligados milhares de nucleotídeo. De que maneira esses  nucleotídeos se ligam entre si? Cite a principal característica desses filamentos.


1.Bases Nitrogenadas
  • Adenina
  • Guanina
  • Citosina
  • Timina

Adenina e guanina são classificadas como purinas pois elas são moléculas compostas por dois anéis. Citosina e timina são classificadas como pirimidinas pois elas são moléculas formadas por um único anel.

Uma única linha entre os átomos representa uma ligação simples. 
Duas linhas entre os átomos representa uma ligação dupla.
Uma purina se liga a uma pirimidina no DNA para formar um par de base. Adenina e timina ligam-se uma à outra para formar um par de base A-T. Igualmente, guanina e citosina ligam-se uma à outra para formar um par de base G-C. As bases permanecem unidas por fracas pontes de hidrogênio, e são estas pontes de hidrogênio as responsáveis pela manutenção da estrutura de dupla hélice do DNA.

2. Desoxirribose

Os carbonos da desoxyribose são numerados sequencialmente da direita para a esquerda. O primeiro carbono é 1' (lê-se como um linha), o segundo é 2' (dois linha), e assim sucesivamente. A base nitrogenada liga-se ao carbono 1', e o grupo fosfato ao carbono 5'. O nucleotídeo abaixo é ligado covalentemente ao carbono 3'. Isto permite que uma longa fita seja construída. 

Ao invés de sempre ver um diagrama molecular enorme de uma fita de DNA, o que vemos frequentemente é uma sequência de letras, tais como " ATCTTAG ". Esta sequência representa que bases estão em um determinado lado de uma fita de DNA. A sequência acima (ATCTTAG) representa a fita: adenina-timina-citosina-timina-timina-adenina-guanina."


O DNA tem duas fitas. Os nucleotídeos que estão em uma fita, correspondem à seqüência dos nucleotídeos da outra fita devido à maneira como ocorre o emparelhamento das bases (A com T, G com C). As duas fitas são complementares. Elas não são idênticas, mas se complementam perfeitamente.


Além disso, deve-se notar que as duas fitas são antiparalelas. Isso significa que correm em sentidos opostos. Uma fita começa com 5' e termina com 3' enquando a outra começa com 3' e termina com 5'. Por convenção a fita de sentido 5' --> 3 ' é colocada na esquerda num desenho bidimensional.



Momento 4: Objeto de Aprendizagem




http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/16976






Momento 5:
                      Exercício de Fixação


   1)  O DNA possui uma estrutura secundária que pode se modificar dependendo das  condições em que é colocado e da seqüência dos polinucleotídeos. Descreva a  estrutura dessa estrutura secundária.

     2) Cite a especificidade de pareamento das bases.

     3) O DNA não possui sempre a mesma forma, sua forma pode variar dependendo das  condições em que ele é colocado. Cite alguns tipos de DNA modificado, especificando  a sua forma e o fato que o levou a modificação.

     4) A determinação da estrutura do DNA e sua descoberta como material genético fez  com que a genética começasse a evoluir. Cite algumas propriedades do material  genético e algumas maneiras de como o DNA transmite suas instruções genética.

     5) No DNA o pareamento de bases entre os nucleotídeos do mesmo  filamento possuem três estruturas secundárias especiais. Cite essas estruturas  especiais e a sua forma.

     6) Após tendo as informações hereditárias do DNA, era necessário saber como  essas  moléculas se reproduziam para essa explicação foram propostas algumas  hipóteses.  Cite as hipóteses propostas e especifique qual das hipóteses foi  comprovada  verdadeiramente, através de experimentos.



 AVALIAÇÃO
1. Exercício de Fixação;
2. Síntese das principais idéias do vídeo.
3. Discussão sobre os vídeos.


REFERÊNCIAS
LOPES, Sônia. Biologia - volume único / Sônia Lopes, Sergio Rosso - 1.ed - São Paulo: Saraiva, 2005

SILVA JUNIOR, Cesar da. Biologia 3: genética: evolução: ecologia / César da Silva Junior - 9.ed - São Paulo: Saraiva, 2010





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